quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diga XIIIIIIIX !! Dicas para fotografar

Então minhas lindas, me pediram esse post *_______* fiquei mt feliz, sério msm. Eu aamooooooo qnd me pedem post, me sinto mt importante kkkkk bom, mas vamos ao que interessa. Eu vou fazer uma listinha com algumas dicas e eu espero que ajude :))

01. A primeira coisa que você pode perguntar a si mesmo é, do que eu quero tirar uma fotografia? Se tiver algo que você achou interessante ou bonito, pergunte a você mesmo o que isto tem que faz com que você o veja desta maneira. Por exemplo, caso seja uma paisagem, há uma árvore em um lado que chama a atenção de seus olhos, ou as montanhas no horizonte? Ou ambos? Isto ajuda a identificar os elementos chave que você deseja capturar. Agora, tente preencher sua foto com estas chaves, eliminando todos os elementos desnecessários, que servem apenas para distrair o observador do assunto de interesse.Vamos supor que você esteja fotografando uma pessoa. Tenha certeza que você está perto o bastante para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo... você realmente quer que aquela cadeira apareça? Há alguma coisa distraindo na composição ? Talvez você possa se mover ou mudar sua posição para escondê-la.

02. Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. (Eu tenho o costume de colocar o objeto a ser fotogrado do lado direito da imagem porque eu não me lembro aonde eu li rs, que nós também lemos a imagem, e como nós lemos da esquerda para a direita a pessoa acaba olhando a foto inteira, junto com o contexto, e não só o objeto principal).

03. Na ânsia de não tremer na hora do clique, algumas pessoas seguram a câmera com tanta força, que acabam criando um movimento pela pressão e tremendo a foto justamente por isso. Existem ainda aquelas que apertam o botão com tanta “vontade” que chegam a inclinar a câmera quando batem a foto. Tenha em mente: firmeza não está relacionada à força e sim à estabilidade.

04. Experimente as configurações de sua câmera. Sua point-and-shot pode ser mais poderosa que você pensa. Mexa nos modos, opções e configurações e vá testando.

05. Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros. Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

06. Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. Procure ficar sempre de costas para o sol para poder aproveitar a luz dele e evitar que ele escureça a sua foto.

07. Existem dois horários do dia que são perfeitos para a fotografia, pela manhã, quando o sol está nascendo (das 9:00 até às 11:00) e no fim da tarde (das 17:00 até às 19:00), quando o sol está se pondo. Nessas duas horas, a luz do sol é bem mais difusa, dando assim um tom especial a foto.

08. Nós sabemos que você não é modelo, não tem o corpo perfeito e não ganha milhões para fazer um photoshoot, mas nada nesse mundo deve te impedir de fazer carão e se divertir horrores enquanto fotografa. Não tenha medo de fazer carão estilo giselle bündchen, biquinho a la gêmeas Olsen ou sorriso escancarada como se tivesse acabado de ouvir uma piada engraçada. A dica para uma foto espontânea, é jamais olhar para a câmera. Como se você não soubesse que estavam tirando a foto. Se a ideia for um photoshoot com "quê" de editorial, vale procurar um ponto fixo atrás da câmera e olhar fixamente como se tivesse olhando o horizonte.

09. Para ter certeza que o seu assunto principal está sempre bem focalizado, deixe sua câmera em pré-foco antes de tirar a foto. Na maioria das câmeras, você pressiona e segurando o botão disparador até a metade, e espera que a câmera pegue o foco. Tenha certeza que o foco está sobre o seu assunto principal, e depois pressione o botão até o final para tirar a foto.

10. Não tenha medo de experimentar. Como câmeras digitais para se ver as fotos o custo é zero, faça loucuras. Tente de tudo. Você pode conseguir algo legal e aprender muito no processo.

Aqui vai algumas fotos para vocês se inspirarem :











É isso minhas lindas, espero que tenham gostado do post de hj. Beeeijos e boas fotos ;*

4 comentários:

  1. interessante, n sabia que vc tem essa noçao de fotografia.

    ResponderExcluir
  2. aaaah, eu sei algumas coisas que vc me ensinou, outras eu aprendi tirando fotos e outras eu pesquisei msm :))

    ResponderExcluir
  3. se quiser posso te ensinar mais...

    ResponderExcluir
  4. aaaah claaaro *_* eu amooo tirar fotos rs

    ResponderExcluir